Enxergando a música


Sinestesia: A artista que consegue "ver" música e a transforma em incríveis pinturas.

Melissa McCracken transformando música em obra de arte

Você já ouviu falar a respeito da sinestesia?

A sinestesia se refere a uma função neurológica pouco usada que interconecta os sentidos de uma maneira incomum. Esse fenômeno é registrado em cerca de 4% da população mundial e, basicamente, acontece quando as respostas a determinados estímulos são “cruzadas” no cérebro.

É por conta disso que quem tem essa fascinante habilidade neurológica mais aguçada consegue — de maneira involuntária e espontânea — sentir o sabor das cores, por exemplo. Pois, de acordo com Jess Denham, do site Broadly., a artista norte-americana Melissa McCracken, de 26 anos, cresceu com essa função e, mais especificamente, consegue enxergar cores quando ouve música.

Sobre o que ela “vê” quando escuta um som, Melissa explicou que estilos musicais mais expressivos, como é o caso do funk, cujas canções são criadas com uma variedade de instrumentos, melodias e ritmos, são mais “coloridos”. A artista também disse que geralmente percebe os acordes de guitarras como sendo angulosos e em tonalidades douradas, enquanto o som do piano é mais marmorizado, e que nunca pinta músicas “country” por achar que elas resultam monótonas e sempre em tons de marrom.

Ficou confuso com essa coisa de enxergar cores e formas através da música? Melissa criou uma série de pinturas nas quais retrata o que ela vê quando ouve sons e diferentes estilos musicais — e você pode dar uma olhada em algumas de suas obras a seguir:


1 – “Life on Mars”, de David Bowie




2 – “Joy in Repetition”, de Prince



3 – “All I Need”, de Radiohead



4 – “Boy With a Coin”, de Iron and Wine



5 – “Cello Suite No. 1”, de Bach



6 – “Time”, de Pink Floyd





Postar um comentário

MKRdezign

Author Name

google.com, pub-3193774878281555, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget