A planta que pode levar ao suicídio

A gympie-gympie (Dendrocnide moroides) pode ser a planta mais perigosa conhecida pelo homem na face da Terra.



A folha da Gympie Gympie secreta uma substância que é tão dolorosa que as pessoas que ENCOSTAM na folha tentam se matar para aplacar o sofrimento. Sobreviventes do horrendo acidente com esta folha disseram que a dor é pior que ser queimado vivo em ácido e eletrocutado ao mesmo tempo!

A planta que pode levar ao suicídio

A gympie-gympie é nativa da Austrália e Indonésia.

Um dos suicídios relatados envolvendo a Dendrocnide moroides foi a de um sujeito que usou a planta como papel higiênico, após fazer suas necessidades fisiológicas no mato. Ele se matou em seguida.

Esta planta é conhecida por matar cães, cavalos e seres humanos. Se você tiver sorte o suficiente para sobreviver, você só sente dor excruciante que pode durar vários meses e reaparecer durante anos.

Mesmo uma folha seca e morta e pode infligir dor, quase cem anos depois de ser obtida!

Com a exceção de suas raízes, cada parte da planta é mortal – suas folhas dadas forma coração, seu caule e sua fruta de cor que varia do rosa ao roxo. Tudo nela é coberto com minúsculos pêlos urticantes em forma de agulhas hipodérmicas. Você só precisa tocar levemente a planta para ser picado. Após o filamento pontudo penetrar no corpo ele libera uma toxina dolorosa chamada moroidin. Às vezes, apenas estando na presença da planta e respirando perto você pode se ferrar, com erupções cutâneas, espirros e hemorragias nasais terríveis.

De acordo com o virologista Dr. Mike Leahy, “A primeira coisa que você vai sentir será uma sensação de queimação muito intensa e isso cresce durante a próxima meia hora, tornando-se mais e mais doloroso a cada segundo.”

Dr. Mike Leahy
Dr. Mike Leahy
“Pouco depois, as articulações começam a doer, e você pode perceber um inchaço em suas axilas, que pode ser quase tão doloroso como a picada inicial. Em casos graves, esta planta pode te levar ao choque e mesmo à morte. E se você não remover todos os microscópicos filamentos, eles podem se manter liberando as toxinas torturantes por até um ano “.

A Gympie-Gympie é um perigo inesperado nas clareiras da floresta úmida, temida principalmente por silvicultores, topógrafos, biólogos, guardas florestais e os trabalhadores da indústria madeireira.

Mesmo os cientistas que estão conscientes da notoriedade maldita dessa planta às vezes podem tornar-se vítimas inocentes. É por isso que a maioria dos profissionais não se aventuram em tais áreas sem respiradores, luvas grossas e comprimidos anti-histamínicos.

“Tocar essa planta gera o pior tipo de dor que você pode imaginar – é como ser queimado com ácido quente e eletrocutado ao mesmo tempo”, disse a entomologista e ecologista Marina Hurley, que já deu o azar de encostar na planta durante os três anos que passou em Queensland do Planalto de Atherton. Ela era uma estudante de pós-graduação na Universidade James Cook, no momento, a investigando os herbívoros que comem árvores urticantes.


“A reação alérgica se desenvolveu ao longo do tempo, causando coceira extrema e enormes bolhas, que eventualmente exigiram tratamento com esteróides.”

Uma das primeiras pessoas a documentar os efeitos adversos causados pela Gympie Gympie foi um topógrafo de North Queensland chamado AC Macmillan, que relatou ao seu chefe em 1866 que o seu cavalo de carga encostou na planta,  “ficou louco, e morreu dentro de duas horas”. Folclore local também está repleto de contos semelhantes de cavalos em agonia se jogando de penhascos e trabalhadores florestais bebendo de álcool a combustível, a fim de perder os sentidos e aliviar a dor.

Em 1994, o australiano ex-militar Cyril Bromley descreveu como foi seu "encontro" com a planta ao cair em cheio numa moita dessa planta, durante treinamento militar. O cara foi posteriormente amarrado a uma cama de hospital por três semanas e onde os médicos em horror, administraram todos os tipos de tratamentos que era possível,  e todos se revelaram infrutíferos.


Cyril descreveu como o pior momento de sua vida e o quanto a dor o fez surtar.

A maioria das curas conhecidas para uma picada de Gympie-Gympie são bastante rudimentares. Analgésicos são geralmente prescritos para exposições menores à planta. Um remédio local inovador envolve colocar cera de depilação a fim de arrancar todos os fiapos tóxicos da pele de uma só vez!


Curiosamente, o exército britânico demonstrou um interesse incomum nas propriedades do Gympie-Gympie para suas aplicações sinistras no final dos anos 1960. O Estabelecimento Defesa Química na Porton Down (um laboratório ultra-secreto que desenvolve armas químicas) contratou Alan Seawright em 1968, pedindo-lhe para fornecer amostras da planta. Alan, que era então um professor de Patologia da Universidade de Queensland, disse: “Se guerra química era o trabalho deles, então eu só poderia assumir que eles estavam investigando seu potencial como uma arma biológica.”

tags: planta, morte, mortal, gympie, biológico, tóxico, incrível, bizarro, curioso, austrália, química, dor, picada
Marcadores:

Postar um comentário

MKRdezign

Author Name

google.com, pub-3193774878281555, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget